14.05.25 | Mundo 1h112m
Trump pede ao líder da Síria que se junte aos Acordos de Abraão e normalize relações com Israel 55o27
Em visita ao Oriente Médio, depois de com a Arábia Saudita acordos comerciais no valor de US$ 600 bilhões (R$ 3,4 trilhões), o presidente americano, Donald Trump, se encontrou, em Riad, com o líder sírio, Ahmed al-Sharaa, a quem pediu a adesão do país aos Acordos de Abraão e a normalização das relações com Israel, segundo noticiou o Times of Israel.
No primeiro encontro entre líderes dos dois países em 25 anos, Trump também pediu a Sharaa para “deportar os terroristas palestinos", para que peça aos combatentes estrangeiros para deixarem o país e para que assuma o controle dos campos de combatentes capturados do ISIS, atualmente istrados por militantes curdos que se opõem à Turquia, segundo informou a Casa Branca.
O encontro na Arábia Saudita ocorreu após o anúncio de Trump de que suspenderia as sanções à Síria e tentaria restaurar os laços com seu novo líder — uma medida que o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, havia solicitado, durante sua visita a Washington no mês ado, que Trump não adotasse.
O Ministério das Relações Exteriores da Síria saudou a reunião “histórica” de meia hora, mas não mencionou os Acordos de Abraão. A mídia estatal síria também não comentou a normalização.