16.04.25 | Mundo 7t70
Governo Trump anuncia que vai monitorar redes sociais de migrantes para detectar ‘atividade antissemita’ 5bo4
O Serviço de Cidadania e Imigração dos Estados Unidos (USCIS, na sigla em inglês) anunciou que vai monitorar as redes sociais de migrantes e imigrantes para detectar conteúdo antissemita. A medida servirá como base para avaliar pedidos de visto e de green card, segundo anunciou a agência. A medida, de acordo com especialistas, também servirá para acompanhar e, eventualmente, impedir manifestações políticas, segundo noticiou a imprensa.
A determinação, que entrou em vigor imediatamente, afeta imigrantes que solicitam residência legal permanente, estudantes estrangeiros e migrantes “vinculados a instituições educacionais associadas a atividade antissemita”, segundo informou a agência.
De acordo com a medida, o conteúdo nas redes sociais que indique que o migrante “endossa, defende, promove ou apoia terrorismo antissemita, organizações terroristas antissemitas ou outras atividades antissemitas” impactará negativamente na sua solicitação de imigração.
“Não há espaço nos EUA para simpatizantes do terrorismo do resto do mundo, e não temos obrigação de aceitá-los ou deixá-los permanecer aqui” declarou Tricia McLaughlin, secretária-assistente do Departamento de Segurança Interna (DHS), em nota. A secretária de Segurança Interna, Kristi L. Noem, advertiu que “quem acha que pode vir para os EUA e se esconder atrás da Primeira Emenda para defender violência antissemita e terrorismo deverá pensar duas vezes”.