01.04.25 | Brasil 2h382h
Experiência gastronômica judaica na praia do Leblon reúne 250 pessoas v2555
Cerca de 250 pessoas se reuniram no domingo (30) na praia do Leblon para uma experiência gastronômica singular, oferecida pela Embaixada de Israel, com o apoio da Federação Israelita do Estado do Rio de Janeiro (FIERJ), e executada pelo chef israelense Avishay Argentaro. O embaixador de Israel e sua esposa, Daniel e Liora Zonshine, participaram da interação com o público.
No quiosque Geneal (Posto 12), foi servido o Sabich, um sanduíche consagrado nas ruas de Tel Aviv, capital de Israel. A receita vegetariana, que tem a berinjela como ingrediente principal, é acompanhada de molho tahine, salada de pepino e tomate, batata e, opcionalmente, ovo, tudo servido no pão pita.
A preparação desse sanduíche foi feita, antecipadamente, na cozinha da Sinagoga Edmond J. Safra, em Ipanema. A embaixatriz Liora Zonshine acompanhou tudo e ainda ajudou na preparação e na distribuição às pessoas na praia.
“Foi um momento de muita união da nossa comunidade judaica e contando com nossos amigos, oferecendo algo especial aos brasileiros e aos turistas, na praia, mostrando o quanto a culinária (judaica) é especial e o quanto devemos ter fé e esperança em dias melhores. E foi tudo muito bem recebido”, comentou o presidente da FIERJ, Bruno Feigelson, sobre a atividade.
"Durante a experiência de servir o lanche tradicional, as pessoas conheceram um pouco mais sobre a culinária de Israel e o modo de vida comunitário, além de ouvirem as histórias de três pessoas que esperam pela paz e pela reconstrução de suas vidas e das de outras famílias no Oriente Médio. Acreditamos nisso e trabalhamos para isso", afirmou a vice-presidente da FIERJ e diretora de eventos, Suzana Bennesby.
Suzana explicou que o quiosque recebeu balões laranjas e teve quem levasse máscaras do Batman, para homenagear a família Bibas. Em 7 de outubro de 2023, Shiri Bibas foi sequestrada junto com seus dois filhos, o bebê Kfir, de nove meses, e Ariel, de quatro anos. Os três foram mortos e seus corpos foram devolvidos apenas recentemente a Israel em acordo de cessar-fogo, caso que trouxe muita comoção ao país e ao mundo.
O chef Avishay Argentaro, um sobrevivente desse mesmo ataque de 7 de outubro, veio ao Brasil a convite da Embaixada de Israel. Ao seu lado, na praia do Leblon, estavam outras duas pessoas cujas vidas também foram marcadas pelos atentados contra os kibutzim próximos à Faixa de Gaza: o músico Tuval Haim, que perdeu o irmão, o baterista Yotam Haim, da banda israelense de metalcore Persephore em fatos posteriores ao ataque; e Karina Engel-Bart, que vivia no kibutz Nir Oz e ou 52 dias sequestrada com suas filhas, Myca e Yuval. As mulheres da família Engel-Bart se reencontraram em um hospital em Gaza, após serem libertadas em um acordo de cessar-fogo. No entanto, Karina ainda busca o corpo do marido, morto pelos terroristas, para que seja enterrado com dignidade.
Além da Embaixada de Israel e da FIERJ, escolas e outras instituições da comunidade judaica e do Rio de Janeiro prestigiaram e colaboraram com o evento na praia: Wizo, KKL, Lar da Criança, Agência Judaica, StandWithUs Brasil, representantes da Igreja Messiânica e Beit Halochem.
Visita à comunidade da Rocinha
Avishay Argentaro visita a comunidade da Rocinha nesta terça (1/04), onde se reunirá com chefs de cozinha do Brasil e do Paraguai. Ao lado de chefs renomados como João Vieira, Elaine Feliciano e Patricia Adorno, Argentaro compartilhará sua experiência e visão de um futuro pacífico no Oriente Médio, celebrando a riqueza gastronômica de suas tradições.