13.01.25 | Judaicas 4i3i20
"O antissemitismo vem da ignorância", diz nova presidente da FIRS em entrevista ao Zero Hora 245e1u
Para Daniela Russowsky Raad, presidente da Federação Israelita do Rio Grande do Sul - FIRS, educação e informação são as melhores formas de combater o antissemitismo. "Infelizmente, isso existe e dificilmente a gente consegue se livrar. O antissemitismo, a meu ver, vem, em grande parte, devido à ignorância", disse a advogada de 34 anos em entrevista ao jornal Zero Hora, publicada nesta segunda-feira (13/01).
Ela citou o mapeamento feito pela Conib sobre o aumento das denúncias de antissemitismo pós 7 de outubro de 2023. "Isso só faz com que a gente tenha de trabalhar de forma ainda mais firme para combater o ódio."
Segunda mulher a estar à frente da instituição que representa a comunidade judaica do Rio Grande do Sul - a primeira foi Matilde Gus -, Daniela vê a oportunidade como "resultado do trabalho de pessoas que foram plantando, deixando um espaço para o desenvolvimento, para que a gente quisesse vir também e continuar esse trabalho".
Ela deve à descendência mista - libanesa cristã por parte de pai e judia ashkenazi por parte de mãe -, sua valorização e respeito à pluralidade de ideias e diversidade de culturas. "É preciso valorizar o respeito ao próximo, à vida, à tolerância ao outro, ao diferente."