Alexandre Saltz é homenageado em evento na Assembleia Legislativa do RS - Fundada em 1948, a CONIB – Confederação Israelita do Brasil é o órgão de representação e coordenação política da comunidade judaica brasileira.

21.05.25 | Brasil 3i2to

Alexandre Saltz é homenageado em evento na Assembleia Legislativa do RS 3438y

O procurador-geral de Justiça, Alexandre Sikinowski Saltz, foi homenageado na tarde de terça-feira (20) com a Medalha da 56ª Legislatura por sua trajetória como homem público. A condecoração foi concedida pelo deputado estadual Gustavo Victorino e ocorreu no Salão Júlio de Castilhos, na sede da Assembleia Legislativa do RS. Nesta quinta (22), ele recebe o título de Cidadão de Porto Alegre em Sessão Solene, que será realizada às 19h no Plenário Otávio Rocha, da Câmara Municipal da capital gaúcha.

Em seu pronunciamento na Assembleia Legislativa, Saltz, que foi vice-presidente da Federação Israelita do Rio Grande do Sul (FIRS) por duas gestões, agradeceu o parlamentar pela honraria, destacou sua trajetória junto ao Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) e saudou especialmente sua família e outras lideranças da instituição que prestigiaram o evento. “Essa homenagem é o reconhecimento de que valeu a pena os 35 anos dedicados a um ideal no Ministério Público. Sou apenas o objeto de uma instituição que trabalha para as pessoas, na construção de pontes que diminuem distâncias, aproximam pessoas e que mostra que temos os mesmos interesses e necessidades”, disse Saltz.

O MP-RS teve importante atuação nas enchentes que atingiram o estado no ano ado. E, na semana ada, Saltz recebeu mais de 70% dos votos em eleição para continuidade no cargo.

O deputado Gustavo Victorino destacou o trabalho do PGJ junto à instituição e reforçou a importância do reconhecimento. O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Pepe Vargas, também destacou a atuação do procurador-geral e reforçou a parceria do Parlamento com o Ministério Público.

Estiveram presentes na cerimônia os ex-procuradores-gerais de Justiça Roberto Bandeira Pereira, Cláudio Barros Silva, Mauro Henrique Renner, atual ouvidor do MPRS, e Paulo Olímpio Gomes de Souza. Também acompanharam a solenidade os subprocuradores-gerais Josiane Superti Brasil Camejo, Heriberto Roos Maciel e Isabel Guarise Barrios; o corregedor-geral do MP, Fábio Roque Sbardellotto; a chefe de gabinete da PGJ, Raquel Isotton; o secretário-geral do MP, Gilmar Maroneze; a coordenadora da Secretaria dos Órgãos Colegiados, Juliana Bossardi; e o presidente da Associação do Ministério Público do Rio Grande do Sul, Fernando Andrade Alves.

Escolhido pelo governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, Saltz tomou posse como procurador-geral de Justiça do Ministério Público do estado (MPRS) em junho de 2023, sendo o primeiro judeu a chegar a esse posto no País. 


Receba nossas notícias 226b2q

Por favor, preencha este campo.
Por favor, preencha este campo.
Por favor, preencha este campo.
Invalid Input

O conteúdo dos textos aqui publicados não necessariamente refletem a opinião da CONIB. 

Desenvolvido por CAMEJO Estratégias em Comunicação