21.05.25 | Brasil 3i2to
Senado aprova o 12 de Abril como o Dia da Amizade Brasil-Israel 67125d
O Senado aprovou nesta terça-feira (20) projeto que institui o 12 de abril como o Dia da Amizade Brasil-Israel. De autoria do Executivo, a matéria agora vai à sanção presidencial, segundo noticiou a Agência Senado.
"O Brasil mantém uma sólida e importante relação bilateral com Israel, tendo sido um dos primeiros países a estabelecer relações diplomáticas com o nascente Estado, em fevereiro de 1949", explicou o relator da matéria, senador Carlos Viana (Podemos-MG). "Israelenses consideram o Brasil um país de grande interesse por sua identidade multicultural e pela diversidade de suas paisagens e centros urbanos", completou.
Após a aprovação unânime da data, o senador ressaltou a satisfação em "reconhecer a importância e a proximidade de duas nações-irmãs" e explicou a razão para a escolha da data: 12 de abril foi quando o Brasil criou a primeira missão diplomática para Israel, em 1951. “O mais importante aqui é reafirmarmos o nosso apoio a toda a comunidade judaica, aos mais de 100 mil judeus que vivem no Brasil, à nossa diversidade e o nosso respeito a todas as crenças. E dizer, como cristãos, o tanto que nós desejamos que Israel tenha paz”, destacou o senador.
A Comissão de Educação (CE) já havia aprovado a proposta com parecer favorável do senador Carlos Viana (Podemos-MG). A data é uma referência ao decreto que criou a representação brasileira em território israelense, em 1951. O Estado de Israel foi fundado em 1948, após aprovação de uma resolução pela Organização das Nações Unidas (ONU).
O projeto original, apresentado em 2013 pela então presidente Dilma Rousseff, foi aprovado pela Câmara dos Deputados em 2019. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, a criação do Dia da Amizade Brasil-Israel se dá pela sólida relação bilateral e pelos fortes vínculos culturais e econômicos entre os dois países.