20.05.25 | Mundo o3161
Gary Lineker deixa cargo de apresentador da BBC por comentário antissemita 3m5g59
A BBC anunciou nesta segunda-feira (19) o afastamento do famoso apresentador Gary Lineker por comentário antissemita, segundo noticiou a imprensa.
Gary Lineker deixará a emissora pública britânica um ano antes do fim de seu contrato. Com um salário anual de R$ 10,8 milhões, Lineker, de 64 anos, ex-capitão da seleção britânica de futebol, apresentava o ‘Match of The Day’ desde 1999, um programa considerado imperdível para qualquer torcedor de futebol inglês.
Lineker deveria deixar o programa no fim desta temporada, embora devesse continuar na rede pública comentando a próxima Copa da Inglaterra e a Copa do Mundo de 2026.
Na semana ada, ele compartilhou um vídeo no qual criticava o sionismo com um emoji de rato, um símbolo usado pela Alemanha nazista para descrever os judeus.
Lineker itiu o “erro” de compartilhar a imagem, alegando desconhecer seu simbolismo, e pediu desculpas “sem reservas”.
No comunicado divulgado na segunda-feira pela BBC, Lineker reafirmou: “Eu jamais compartilharia algo antissemita; isso vai contra tudo o que defendo. Reconheço o erro e os problemas causados e reitero minhas desculpas. Renunciar hoje me parece a atitude mais responsável”.
Em março de 2023, Lineker foi suspenso do ar após criticar um projeto de lei do governo conservador que visava impedir que imigrantes irregulares buscassem asilo no Reino Unido.