19.05.25 | Mundo k5p36
Presidente da Wizo Mundial visita o Brasil entre 22 e 30 de maio 53i3r
A presidente da WIZO Mundial, Anat Vidor, visitará o Brasil de 22 a 30 de maio de 2025 com a missão de “fortalecer a conexão entre as comunidades judaicas da diáspora e Israel”.
Durante a visita, Vidor abordará o impacto do 7 de outubro na atuação da WIZO em Israel e discutirá os próximos os para manter e ampliar a cooperação com instituições internacionais.
"A visita ao Brasil faz parte da nossa missão de fortalecer a conexão entre as comunidades judaicas da diáspora e Israel, assim como arrecadar os fundos que são essenciais para que possamos oferecer apoio e serviços às comunidades que precisam”, destacou Vidor.
Disse ainda que “a WIZO Brasil tem viabilizado o financiamento de diversos serviços e atividades essenciais da WIZO em Israel”. “As mulheres da WIZO que atuam no campo — como as do Brasil — são nossas ‘soldadas de base’ e parte integrante dos nossos esforços. São as contribuições delas que nos permitem continuar o trabalho da WIZO onde ele se faz necessário”, destacou.
A programação começa no dia 22 de maio com a abertura de um seminário da WIZO com duração de quatro dias em Curitiba, em que Vidor se reunirá com membros da comunidade na Sinagoga Beit Yaacov, ao lado do palestrante convidado Andre Lajst, presidente da StandWithUs Brasil; Cecília Chaplin, presidente da WIZO Paraná; e Lucia Balassiano, presidente da WIZO Brasil, entre outros.
Na sexta-feira, 23 de maio, Vidor participará de um com debates sobre as boas práticas da WIZO, seguido de um kabalat shabat. No dia seguinte, sábado (24), ela fará palestra em evento aberto à comunidade sob o tema “Sionismo, Antissemitismo e Nós: Encruzilhadas de 2025”, também na Sinagoga Beit Yaacov, encerrando o dia com uma cerimônia de Havdalá.
No domingo (25), Vidor fará visita ao Museu do Holocausto em Curitiba e participará de um jantar com doadores. No dia 27, ela participará de um café da manhã com doadores no Rio de Janeiro e, entre os dias 28 e 30 de maio, virá a São Paulo para mais reuniões com doadores.
A atuação da WIZO Brasil tem sido fundamental para o desenvolvimento de diversos projetos da organização em Israel, como a criação de abrigos e creches em todo o país, que garantem o acolhimento a centenas de famílias em tempos de crise. Também contribuem para o desenvolvimento de um projeto nacional de reconhecimento a heróis da frente interna e esposas de reservistas que desempenharam papéis vitais na defesa do país e para a concessão de bolsas de estudo a jovens soldados que querem concluir a graduação em Educação, mas não têm como arcar com os custos devido à sua atuação na guerra e à situação nacional.