05.05.25 | Brasil 24l2u
Homenagem à Independência de Israel reúne autoridades e lideranças na Câmara Municipal de Porto Alegre 2d43k
A Câmara Municipal de Porto Alegre realizou, no último dia 30, Sessão Solene em homenagem à Independência do Estado de Israel. A cerimônia, proposta pela vereadora Fernanda Barth e organizada pela Federação Israelita do Rio Grande do Sul (FIRS), reuniu autoridades, lideranças comunitárias e o Cônsul de Israel, Rafael Eidreich, no Plenário Otávio Rocha.
O evento, que contou com a presença de mais de 150 pessoas, celebrou os laços históricos, culturais e diplomáticos entre Brasil e Israel e reforçou a importância da promoção da paz, da diversidade e do combate ao antissemitismo, diante do crescimento de episódios de intolerância ao redor do mundo.
Durante a solenidade, Daniela Russowsky Raad, presidente da FIRS, destacou a relevância da celebração. “Celebrar a Independência de Israel é reconhecer a luta por autodeterminação, liberdade e paz de um povo inspirador. Esta homenagem não foi apenas simbólica; reafirmou nosso compromisso com a tolerância, a convivência harmoniosa e o combate a todas as formas de preconceito e antissemitismo”, afirmou Daniela.
Além da Sessão Solene, outras atividades marcaram a semana de celebração à data, com agendas também focadas na educação e no combate ao antissemitismo:
– A realização de uma comunicação especial na Câmara Municipal de Porto Alegre, na última segunda-feira (28), durante a sessão plenária;
- Uma reunião com a Frente Parlamentar Brasil-Israel, com participação do Secretário Municipal de Educação, Leonardo Pascoal, do Colégio Israelita e da StandWithUs Brasil, para tratar sobre questões envolvendo ações educativas nas escolas;
- Visita institucional à PUCRS, com participação do Cônsul de Israel, Rafael Eidreich, do Marc Chagall e da StandWithUs Brasil;
– Ao fim da noite de quarta-feira, também houve um evento comunitário de Iom Haatzmaut, no Centro Israelita, com mais de 100 inscritos prévios para participar. O encontro, organizado com uma parceria de todas as entidades da comunidade judaica, contou com a presença de grupos juvenis também da comunidade, barracas de comidas típicas, apresentações musicais e dança. Um momento de reunião da comunidade judaica para comemorar a independência do Estado de Israel.
“Essas iniciativas e atividades reforçaram o espírito de união da comunidade judaica e a importância de manter viva a memória histórica em defesa da liberdade e da paz”, pontuou a presidente da FIRS.