24.03.25 | Mundo 355266
Lazio e clubes de Israel se unem contra a discriminação 4p6327
A Lazio e os clubes Maccabi Haifa e o Maccabi Tel Aviv firmaram parceria para combater a discriminação e o preconceito nos estádios. De acordo com a agência Reuters, a parceria foi assinada na quinta-feira (20) em reunião entre representantes dos clubes em Israel. “Em breve, redigiremos um Memorando para criar sinergias técnicas no futebol e promover o intercâmbio cultural, lançando uma campanha de conscientização contra o ódio e a discriminação racial”, disse o presidente da Lazio, Claudio Lotito, que também é senador pelo partido de centro-direita Forza Italia, que faz parte do governo do país.
O acordo marca o início de uma cooperação para desenvolver “sinergias no futebol” enquanto “promovemos valores de integração e inclusão social”, disseram representantes dos clubes.
“A colaboração se concentrará em projetos de conscientização e na luta contra todas as formas de discriminação”, diz a declaração.
Lion Cohen, vice-CEO e diretor de futebol do Maccabi Israel, que inclui os dois clubes de Tel Aviv e Haifa, manifestou otimismo com a inicitiva: “Desejamos boa sorte a todos os lados em um relacionamento tão importante entre os clubes e entre Israel e a Itália”.
Casos de racismo e antissemitismo são comuns em estádios italianos, com torcedores frequentemente vaiando ou gritando insultos a jogadores negros, usando a palavra “judeu” como insulto e exibindo símbolos nazistas ou fascistas.