19.02.25 | Mundo 4y5b2b
Corpos de reféns chegam a Israel 4k3e1
Os corpos dos reféns Shiri, Ariel, Kfir Bibas e Oded Lifshitz chegaram nesta quinta-feira (20) a Israel em comboio de veículos, sendo recebidos nas estradas e ruas por onde avam por israelenses que, em silêncio, acenavam com bandeiras do país. Os quatro foram feitos reféns pelo Hamas em 7 de outubro em suas casas no Kibutz Nir Oz. Os corpos ainda arão por perícia para determinar como eles morreram.
Yarden Bibas, o marido de Shiri e pai das crianças, foi libertado vivo no início deste mês como parte da primeira fase do acordo de cessar-fogo.
Após a confirmação de que os três estariam mortos, a família Bibas divulgou uma nota afirmando que estava “em choque”.
No sábado (22), os terroristas vão libertar seis reféns vivos.
O gabinete do primeiro-ministro israelense Binyamin Netanyahu anunciou nesta quarta-feira (19) em nota que “entendimentos” foram alcançados para o Hamas libertar os 4 reféns mortos e seis vivos nesta semana e mais quatro corpos na próxima semana. Os seis são os últimos reféns vivos a serem libertados sob a primeira fase do cessar-fogo.
São eles: Omer Wenkert, Omer Shem Tov, Eliya Cohen, Tal Shoham, Avera Mengistu e Hisham al-Sayed. Mengistu e Hisham al-Sayed estão retidos em Gaza há mais de uma década. Os outros quatro — Tal Shoham , Omer Shem-Tov , Omer Wenkert e Eliya Cohen — foram sequestrados durante o ataque do Hamas ao sul de Israel em 7 de outubro de 2023.
O gabinete do primeiro-ministro Bejamin Netanyahu esteve reunido nesta terça (18) para definir os termos da segunda fase do acordo. Ao final da reunião, Netanyahu anunciou como condições para um acordo que o grupo terrorista Hamas deponha as armas e se retire de Gaza e que a Autoridade Palestina seja impedida de istrar o território no pós-guerra, segundo informou o Canal 12 de TV israelense.