11.02.25 | Mundo 114o3a
Portugal nomeia jurista para coordenar Estratégia Europeia de Combate ao Antissemitismo 261x3u
O governo português nomeou o jurista João Taborda da Gama como coordenador nacional da Estratégia Europeia de Combate ao Antissemitismo. A Comunidade Israelita de Lisboa (CIL) saudou a decisão, segundo noticiou a imprensa portuguesa.
Taborda da Gama vai executar a estratégia aprovada em 2021 pela União Europeia para combater o antissemitismo e apoiar a vida judaica, iniciativa que não chegou a ser aprovada pelo Parlamento.
O governo português afirmou, em comunicado, que a iniciativa corresponde ao seu empenho em combater o antissemitismo e “desenvolver uma estratégia de prevenção face às ameaças crescentes de discriminação da comunidade e da cultura judaica".
Docente na Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa desde 2009, João Taborda da Gama é advogado, juiz e jurisconsulto. É também membro do Practice Council do ITP da New York University. Foi Secretário de Estado da istração Local e membro do Conselho Superior dos Tribunais istrativos e Fiscais, eleito pela Assembleia da República (2017-2021).
No final de janeiro, o ministro da Presidência, António Leitão Amaro, representou o Estado português em Auschwitz no 80.º aniversário da libertação do campo de concentração, onde prestou homenagem, em nome do povo português, aos que ali morreram e sofreram às mãos do antissemitismo. "O mal e o ódio não podem ser um caminho, mesmo quando há diferenças. Não podemos fazer das diferenças um instrumento para o mal, para o discurso de ódio. Uma comunidade desumanizada é um caminho profundamente errado e não pode ser um instrumento da política", afirmou António Leitão Amaro na ocasião.