10.02.25 | Mundo 6n6zp

Netanyahu volta a depor em tribunal sobre envolvimento em casos de corrupção 2r4g40

Após retornar de uma visita aos EUA, o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, compareceu nesta segunda-feira (10) ao Tribunal Distrital de Tel Aviv para dar continuidade ao julgamento em que está sendo submetido por acusações de fraude, quebra de confiança e suborno.

O primeiro depoimento de Netanyahu como parte do processo aconteceu em dezembro de 2024, oito anos após o início das investigações e quatro anos depois do início do julgamento — o primeiro contra um líder israelense no poder.

Em sua primeira aparição neste ano, o premier afirmou que está enfrentando problemas de saúde, tomando altas doses de antibióticos, de acordo com informações publicadas no jornal israelense Times of Israel. Netanyahu ou por uma cirurgia para remover sua próstata em dezembro, e teve complicações pós-operatórias, incluindo infecções.

A investigação contra Netanyahu começou em 2016. Ele foi indiciado em três casos envolvendo proprietários de grandes meios de comunicação. No primeiro deles, o Caso 4000, o premier é acusado de beneficiar uma empresa de comunicação em troca de uma cobertura favorável ao seu governo. A promotoria afirma que os benefícios chegaram a 1,8 bilhão de shekels (R$ 2,9 bilhões).

Já no Caso 2000, Netanyahu é acusado de oferecer a um editor de jornal seu apoio a uma lei que limitaria a circulação de um concorrente em troca de uma cobertura favorável. A lei nunca foi aprovada no Parlamento e Netanyahu negou as acusações.

No Caso 1000, Netanyahu é acusado de receber presentes de luxo, incluindo charutos e champanhe, do produtor de cinema Arnon Milchan e do empresário James Packer, que buscava apoio para renovar seu visto americano e obter benefícios fiscais, o que ele nega. Os presentes foram avaliados em cerca de 700 mil shekels (R$ 1,2 milhão). Netanyahu também rejeitou as acusações, afirmando que os presentes foram gestos de amizade.


Receba nossas notícias 226b2q

Por favor, preencha este campo.
Por favor, preencha este campo.
Por favor, preencha este campo.
Invalid Input

O conteúdo dos textos aqui publicados não necessariamente refletem a opinião da CONIB. 

Desenvolvido por CAMEJO Estratégias em Comunicação