28.01.25 | Mundo 662741
Organizações judaicas americanas deixam o X em protesto contra o antissemitismo 1i3649
Um total de 14 organizações judaicas norte-americanas anunciaram na segunda-feira (27) que vão abandonar a rede social X, em protesto contra o aumento do discurso de ódio e do antissemitismo desde que a plataforma foi adquirida por Elon Musk, segundo noticiou a Agência Lusa.
“O X tornou-se uma plataforma que fomenta o ódio, o antissemitismo e a divisão social", disseram as organizações, entre elas a União para o Judaísmo Reformista, a Conferência Central de Rabinos Americanos, Keshet, Mazon, Truah ou o Círculo dos Trabalhadores.
As organizações acusam Musk de publicar "mensagens antissemitas e xenófobas para os seus milhões de seguidores" na sua própria conta.
"Sob a liderança de Elon Musk, a moderação de conteúdos foi reduzida, os supremacistas brancos foram encorajados e mais uma vez deram abrigo àqueles que defendem teorias da conspiração", disseram.
As organizações estabeleceram um prazo até ao final do primeiro trimestre do ano para uma transição da rede social de Musk, embora tenham anunciado que vão parar imediatamente de publicar conteúdo.
O anúncio foi feito no Dia Internacional da Memória das Vítimas do Holocausto, que marca a liberação pelas tropas soviéticas, em 1945, do campo de concentração e extermínio nazista de Auschwitz-Birkenau, na Polônia.