03.01.25 | Brasil 4f2b48
Em novo livro, historiador Jaime Pinsky percorre a identidade judaica durante 20 séculos 651817
Motivado pela onda de antissemitismo e questionamentos sobre a criação do Estado Judeu, após o ataque terrorista do Hamas contra Israel em 7 de outubro de 2023, o historiador Jaime Pinsky, professor titular da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), escreveu o livro Os judeus – a luta de um povo para se tornar uma Nação, da editora Contexto.
O livro percorre a identidade judaica durante 20 séculos e a aspiração do povo judeu de ter um Estado para chamar de seu. “Eu sempre digo que quando temos dificuldade de entender porque algo aconteceu, é preciso buscar a resposta na história. A resposta na história nunca é uma questão opinativa, é uma questão documental. Entender a duração de uma identidade judaica durante 20 séculos é um fenômeno histórico. É um fenômeno complicado e único. Então essa foi a questão central”, afirma Pinsky, em entrevista ao Estadão.
Para o historiador, Israel não é um Estado que foi criado com raízes colonialistas. “Eu provo que a ideia de que Israel é um fato colonialista é uma bobagem sem tamanho, não tem nenhuma comprovação histórica. A ideia nacional israelense é a mesma da ideia nacional alemã e sa.”
Com 256 páginas, o livro pode ser encontrado em livrarias e sites de venda online.