Santiago Peña anuncia no Knesset mudança de embaixada para Jerusalém; presidente da CONIB acompanha visita - Fundada em 1948, a CONIB – Confederação Israelita do Brasil é o órgão de representação e coordenação política da comunidade judaica brasileira.

11.12.24 | Brasil 86271

Santiago Peña anuncia no Knesset mudança de embaixada para Jerusalém; presidente da CONIB acompanha visita 1u4sh

Em discurso no Knesset (Parlamento) nesta quarta-feira (11), o presidente do Paraguai, Santiago Peña, explicou a sua decisão de mudar a embaixada, afirmando que “Jerusalém é o coração do povo judeu e, portanto, é a eterna capital de Israel”, segundo noticiou o Jerusalem Post. Peña condenou o aumento do antissemitismo no mundo e destacou a importância do apoio de seu país e Israel, num momento em que o Estado judeu enfrenta grandes desafios.

O presidente da CONIB, Claudio Lottenberg, que acompanha a visita a convite de Santiago Peña, afirmou que a decisão do Paraguai mostra ao mundo que reconhecer Jerusalém como capital de Israel não é apenas um ato político, mas um compromisso com a história e os valores compartilhados entre nações amigas. Esse gesto fortalece os laços entre nações que valorizam a verdade e a justiça".

Peña também condenou a decisão do Tribunal Penal Internacional de emitir mandados de prisão contra o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, e o (agora) ex-ministro da Defesa, Yoav Gallant. “Esta decisão viola o direito legítimo de Israel de se defender". “O Paraguai rejeita veementemente a exploração política do direito internacional e considera que esta decisão compromete a legitimidade do Tribunal, além de enfraquecer os esforços pela paz, segurança e estabilidade no Oriente Médio”, pontuou.

Netanyahu agradeceu ao presidente paraguaio pelo apoio e pela iniciativa de mudar a embaixada para Jerusalém.

O Paraguai é o sexto país a ter uma missão diplomática em Jerusalém, seguindo os os de outras nações, como os Estados Unidos e Guatemala. Em visita a Israel no início do ano, o presidente da Argentina, Javier Milei, também anunciou seu plano de transferir a embaixada do seu país para Jerusalém.

A cerimônia de inauguração que oficializa a transferência da missão diplomática de Tel Aviv para Jerusalém ocorrerá no parque industrial de Har Hotzvim e deve contar com a presença de familiares das vítimas do ataque terrorista do Hamas em 7 de outubro.


Receba nossas notícias 226b2q

Por favor, preencha este campo.
Por favor, preencha este campo.
Por favor, preencha este campo.
Invalid Input

O conteúdo dos textos aqui publicados não necessariamente refletem a opinião da CONIB. 

Desenvolvido por CAMEJO Estratégias em Comunicação