16.09.24 | Brasil 8v15
Em caminhada em defesa da liberdade religiosa, FIERJ pede apoio ao governo federal na luta contra o antissemitismo 4a5w9
O presidente da Federação Israelita do Estado do Rio de Janeiro (FIERJ), Bruno Feigelson, e a vice-presidente, Suzana Bennesby, participaram da 17ª da Caminhada em Defesa da Liberdade Religiosa, em Copacabana, na Zona Sul do Rio, neste domingo (17), momento em que tiveram a oportunidade de conversar com a ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, Macaé Evaristo, que também compareceu ao evento - foi o primeiro ato público na agenda da ministra recém nomeada.
“A presença da FIERJ e da CONIB neste evento reforça nosso compromisso em assegurar que o Governo Federal não só se solidarize, mas atue de maneira ativa para combater o antissemitismo. Em tempos delicados, esperamos que o governo esteja ao lado da comunidade judaica, que tem enfrentado ameaças concretas e crescentes”, disse Feigelson.
Segundo o presidente da FIERJ, recém-empossado para um mandato de dois anos, “o privilégio de compartilhar este momento com grandes lideranças religiosas de diferentes credos, renova a esperança de que, com união e diálogo, estaremos no caminho para um futuro mais justo e inclusivo”.
Em declaração divulgada pela Agência Brasil, a ministra Macaé Evaristo destacou: "O grande desafio hoje no nosso país é a redução das desigualdades. Para mim, é muito importante estar presente nessa caminhada porque, além do direito à liberdade religiosa, toda essa gente também luta por muitas coisas: contra a fome, pelo trabalho decente e por uma política de cuidado, que talvez seja a principal pauta das nossas comunidades. Cuidar das crianças, que muitas vezes estão no trabalho infantil. Cuidar do direito da população idosa. Cuidar de quem cuida. E, na maioria das vezes, quem cuida são as mulheres”.
A 17ª edição da Caminhada em Defesa da Liberdade Religiosa, em Copacabana, foi organizada pela Comissão de Combate à Intolerância Religiosa - CCIR e o Centro de Articulação de Populações Marginalizadas - CEAP, e aconteceu no domingo no Posto 5, das 10h às 17h. David Albagli Gorodicht, ex-representante do CONFARAD - Conselho Sefaradi do Brasil, também participou do evento.
A mobilização visa conscientizar a sociedade civil e as autoridades públicas para as ameaças à democracia, diante do crescimento dos casos de intolerância religiosa.