20.03.24 | Brasil 642c1w
CCJ da Câmara aprova criação do "Dia da Lembrança do Holocausto" 6l3l27
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara aprovou nesta terça-feira (19) projeto de lei que cria o "Dia da Lembrança do Holocausto". O projeto prevê a inclusão "no calendário das efemérides oficiais, o Dia Nacional da Lembrança do Holocausto, a ser comemorado, anualmente, no dia 16 de abril". A iniciativa tramita em caráter terminativo na CCJ e agora será enviada para a análise do Senado — para levar para o plenário da Câmara, é necessário a de 52 deputados.
A iniciativa é da deputada Caroline De Toni (PL-SC), mas o texto é de 2017, de autoria dos ex-deputados Jorge Silva, na época filiado ao extinto PHS do Espírito Santo, e Sérgio Vidigal (PDT-ES) e é relatado pelo deputado Eduardo Bismarck (PDT-CE), da base do governo Lula.
De acordo com os autores, o objetivo do projeto é "levar à reflexão das atuais e futuras gerações acerca do que representou um dos maiores genocídios de nossa história contemporânea" e possibilitar o "desenvolvimento de uma consciência crítica para que não mais se repitam crimes contra a humanidade".