Dia Nacional da Imigração Judaica é comemorado com festividades em Quatro Irmãos e Região - Fundada em 1948, a CONIB – Confederação Israelita do Brasil é o órgão de representação e coordenação política da comunidade judaica brasileira.
Fotos: Divulgação

19.03.24 | Brasil 5f736i

Dia Nacional da Imigração Judaica é comemorado com festividades em Quatro Irmãos e Região 5i5c41

Com uma série de eventos no fim de semana que contaram com a presença de autoridades e de líderes da comunidade judaica, o Dia Nacional da Imigração Judaica - 18 de março - foi comemorado com festa em Erechim, Quatro Irmãos e Região, também conhecida como a “Bessarábia no Brasil”.

Idealizada pelo recém criado Polo de Turismo Histórico Judaico de Quatro Irmãos e Região, a iniciativa contou com o apoio do Instituto Cultural Judaico Marc Chagall, da Prefeitura Municipal de Quatro Irmãos, além das Prefeituras Municipais de Erebango e Jacutinga, e da Federação Israelita do RG do Sul (FIRS).

Jornada médica

As celebrações tiveram início no dia 14 de março com a Jornada Médica Internacional, em Erechim, que contou com um público de 500 profissionais médicos e de saúde do Alto Uruguai e Brasil, abordando as tendências da medicina pública e privada, a aceleração da inovação e altas tecnologias e, ao mesmo tempo, a necessidade de manter o atendimento à população de maneira humanizada. O evento contou com diversos palestrantes da comunidade judaica, alguns deles descendentes das colônias agrícolas da ICA – Jewish Colonization Association, implementadas pelo casal Barão e Baronesa Hirsch, tais como, Milton Saute do Sheba Hospital de Israel, Josué Bacalchuck de Miami, Andre Berger, Leandro Ioschpe Zimerman, e Fernando Bacal, Vice-Presidente de Pesquisa e Inovação do Hospital Albert Einstein.

A Jornada Médica Internacional foi uma homenagem à memória e resgate da história de pioneirismo do Hospital Israelita Leonardo Cohen, que funcionou na Colônia Judaica de Quatro Irmãos, entre 1929 e 1962, como um local modelo e de referência de saúde, dirigido por grandes médicos judeus europeus, entre os quais, Otto Goldberg, a quem foi feita homenagem póstuma.

De sexta a domingo (15 a 17), a celebração da imigração judaica ocorreu concomitante a um Encontro de Judeus descendentes das antigas Colônias de Quatro Irmãos e Philippson.

Na sexta foi realizado um Shabat especial, conduzido pelo Rabino Pablo Berman da Comunidade Israelita do Paraná, com a presença de mais de 500 pessoas, entre elas o embaixador de Israel, Daniel Zonshine, e lideranças de diversas entidades judaicas do país. Em seguida, foi servido um jantar ao som de música judaica e gaúcha.

Rota Judaica do Polo de Turismo

No sábado e domingo todos os participantes do evento fizeram a Rota Judaica do Polo de Turismo, com visitação à antiga Escola Barão Hirsch, com apresentações musicais de música judaica da Banda Municipal de Quatro Irmãos, visitação ao sítio histórico da Micvê da colônia de Baronesa Clara, apresentações musicais gaúchas e judaicas na desativada Estação de Trem de Erebango, com apresentação de Pedro Sirotsky, neto de imigrantes da localidade, e um Cadish especial no cemitério judaico dos pioneiros, homenageando todos os desbravadores da imigração judaica no Brasil ao longo dos séculos.

No prédio do antigo Hospital Israelita Leonardo Cohen, todo de madeira e atualmente funcionando como memorial, foi exibido documentário sobre sua jornada e história, assim como uma exposição em painéis sobre as colônias, sobre os judeus da Amazônia e sobre os judeus emigrados do Egito. Foram feitas também homenagens com nominações nas dependências, como o nome de Sala de Parto de Francisca Mermelstein, parteira histórica da comunidade judaica gaúcha, e para a Sala de Cirurgia de Dr Otto Golberg.

Cidadãos honorários

Junto à agenda, foram concedidos 18 títulos de cidadãos honorários de Quatro Irmãos para representantes de várias fases das imigrações judaicas, descendentes das colônias, e representantes de geografias diferentes. São eles: Berel Natan Engelman, Mauricio Leão Agranionik, Luiza Kives Berger, Suzete Suslik Zylbersztejn, Alegria Steimbruch, Milton Seligman, Lúcia Plavnik, Isac Baril, Guilhermina Ioschpe Zimerman, Jayme Sirotsky, Leão Abraham Azulay, Eduardo Cohen, Alexandre Sikinowski Saltz, Zalmir Schwartzman, Malvina Schrier Resende, Flávio Mendes Bitelman, Nilton Wainer e Sergio Daniel Lerrer.

As atividades contemplaram vivências históricas e emocionais, que permitiram uma reconexão com o ado dos imigrantes aos presentes, em um turismo de cunho judaico e ancestral. Mais informações sobre o Polo de Turismo Judaico podem ser obtidas aqui: www.poloturismojudaico.com.br

  

Dia Nacional da Imigração Judaica é comemorado com festividades em Quatro Irmãos e Região - Fundada em 1948, a CONIB – Confederação Israelita do Brasil é o órgão de representação e coordenação política da comunidade judaica brasileira.
Dia Nacional da Imigração Judaica é comemorado com festividades em Quatro Irmãos e Região - Fundada em 1948, a CONIB – Confederação Israelita do Brasil é o órgão de representação e coordenação política da comunidade judaica brasileira.

Receba nossas notícias 226b2q

Por favor, preencha este campo.
Por favor, preencha este campo.
Por favor, preencha este campo.
Invalid Input

O conteúdo dos textos aqui publicados não necessariamente refletem a opinião da CONIB. 

Desenvolvido por CAMEJO Estratégias em Comunicação